My Photo
Name:
Location: Porto, Portugal

Quando morrer, talvez tenha uma ideia formada sobre mim, se o destino me der esse luxo.

Friday, May 04, 2007

Espelho ou ilusão?




Espelho ou Ilusão


A vida é uma tortura
Uma ilusão constante da nossa existência
Que teima em nos encandear
Que segue sempre dançando no logro e no descrédito.


Enfim, que nos faz pensar que somos de capa e espada
Quando não passamos de sombra de nós próprios
Quando não somos mais do que um fino pó
Suspenso sem destino nem dono.


Oh Vida porque teimas em ficar?
Quando não te queremos por perto
Porque esbanjas o teu tempo com estros?
Quando o que queremos de ti é apenas algo mais
Do que deixar o coração simplesmente bater.


Oh vida não nos arrastes nem carregues
Pois o que queremos é sentir a tua mão áspera
De quem tem uma paixão para contar.


Ah, mas não nos levas embora
Porque acreditas que eu posso pensar em ti
Quando me lembro apenas de mim
Pois cuida que o nosso fado sempre nos pode transformar
Em soldadinhos de chumbo sem brilho nem glória.


Oh vida deixa-nos ser papagaios de papel sem fio
Sem norte, destino ou desafio
Oh Vida que por tua causa fazemos de conta
Neste mundo que já não é nosso
Não nos dês a Ilusão mas antes um Espelho
Para que mais não veja do que o meu próprio esboço.



Eugénio Rodrigues, Março-07

Foto de Dan Heller

(sugestão musical - Placebo, Pierrot the Clown) http://www.youtube.com/watch?v=bEeRQRnSw10

106 Comments:

Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Lindissimo.

Espelho..realidade.

bjos

2:17 PM  
Blogger Marta Vinhais said...

Reflecte-se a nossa alma...
Os nossos desejos e a verdade...
Lindo, como sempre...
Obrigada por me "ouvires"....
Beijos e abraços
Marta

2:53 PM  
Blogger Mina said...

Prefiro espelho! A ilusão resulta geralmente em desilusão... prefiro ser pessimsita e depois me surpreender :)
Bjs, bom fim de semana!

3:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu amigo Pierrot, ainda bem que gostaste da nomeação porque a mereces em pleno.

Então é assim, copias o selo e gravas como se fosse uma fotografia, depois quando estiveres a fazer o teu post sobre esse tema é só comecares por colocar o selo.

Não te esqueças que tens de escolher 5 blogs para nomear tambem.

Como vês é facil, bem mais fácil que escrever tão bem como tu escreves.

Isabel

3:45 PM  
Blogger Unknown said...

Querido Eugénio, já tinha saudades de um poema assim, teu!!!
E está lindo!

Mil beijos

4:16 PM  
Blogger Pierrot said...

Velas:

Espelho seja então :-)
Bjos daqui
Eugénio

5:53 PM  
Blogger Pierrot said...

Marta:

Acredita que sou daqueles para quem ouvir, quase sempre não custa nada.
Bjos daqui
Eugénio

5:53 PM  
Blogger Pierrot said...

Mina:

É uma forma de ver as coisas
Gostava de te poder dizer, não sejas tao pessimista, mas confesso que também sou um pouco assim...
Bjos daqui e gracias
Eugénio

5:54 PM  
Blogger Pierrot said...

Ok Isabel:

Vou ver se consigo fazer isso.
Já o pedi à aitb, a outra "louca" que acha que eu mereço um prémio, mas não me adiantou de muito.
Copiar e colar né...hum...
Bom, e quanto ao poema, gracias pois claro.
Bjos daqui
Eugénio

5:56 PM  
Blogger Pierrot said...

Vera:

Até eu já tinha saudades de o fazer... por isso, aqui ficou umas coisitas.
Bjos daqui
Eugénio

5:56 PM  
Blogger Rafaela said...

Kiss*.......*Kiss*
*Kiss*.....*Kiss*
*Kiss*...*Kiss*
*Kiss**Kiss*
*Kiss*...*Kiss*
*Kiss*.....*Kiss*
*Kiss*.......*Kiss*
*Kiss*.........*Kiss*

........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*
........*Kiss*

.........*Kiss*
...*Kiss*...*Kiss*
.*Kiss*.......*Kiss*
...*Kiss*......*Kiss*
......*Kiss*
...........*Kiss*
*Kiss*......*Kiss*
.*Kiss*.......*Kiss*
...*Kiss*...*Kiss*
.........*Kiss*

.........*Kiss*
...*Kiss*...*Kiss*
.*Kiss*.......*Kiss*
...*Kiss*......*Kiss*
......*Kiss*
...........*Kiss*
*Kiss*......*Kiss*
.*Kiss*.......*Kiss*
...*Kiss*...*Kiss*
........*Kiss*...

6:24 PM  
Blogger Pierrot said...

Rafaela:

Bjos pra ti também :-)
Eugénio

6:31 PM  
Blogger Hannanur said...

"A vida é uma tortura"...

Ai Pierrot, que pessimista andas tu...
Não concordo nada com isto.
Então a Vida não é o melhor que nos pode acontecer?

Uma beijo docito(vai um chocolatito? )

8:49 PM  
Blogger Entre linhas said...

A vida não é uma tortura,tem é passagens ou fases menos boas.

Bom fim de semana

Bjs Zita

10:13 PM  
Blogger sonhadora said...

Lindíssimo!
Os ventos e as marés não dormem esta noite.
Beijinhos embrulhados em abraços

10:43 PM  
Blogger Fúria das Águas said...

Meu amigo Eugenio, quantas vezes nos olhamos no espelho e nos vemos vivos , mas mortos nos olhos da alma.
Eu já me senti assim, sem nada, sem o espelho e sem a ilusão.
Um beijo
Fica bem
Furia

Podes colocar Eugenio, será uma alegria ter uma frase minha em teus escritos.

11:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

http://divadossonhos.blogspot.com/2007/05/selena-dreaming-of-you-o-dia-em-que-o.html

12:26 AM  
Blogger AB said...

fino pó suspenso... algo mais do q deixar o coração simplesmente bater... papagaios de papel sem fio... um espelho.

lindo eugénio

bjos

1:36 AM  
Blogger david santos said...

Boa conjugação, imagem e poema.
Tudo muito bom.
Parabéns.
Bom dia da MÃE.

3:10 PM  
Blogger Xanusca said...

Consegues fotos ainda melhores se fores ao Douro num dia de tempo ameno.
É o céu!!

9:21 PM  
Blogger pin gente said...

...deixa-me ser um papagaio de papel resistente ao vento, à chuva, ao sol... para voar sem fim e sem destino...

10:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Espelho,que nossa Alma reflecte num mar de ilusão...belissimo poema, bjca doce

10:54 PM  
Blogger João JR said...

Maravilhoso...!Palavras para quÊ??
Um beijo grande apenas:)

1:49 AM  
Blogger sonhadora said...

Um dia havemos de sonhar o mesmo sonho.
Beijinhos embrulhados em abraços

3:56 PM  
Blogger tufa tau said...

ilusão não! nada pior que viver na ilusão...

4:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Continuo a gostar muito de viver?

Com espelhos e ilusões.

5:57 PM  
Blogger mnemosyne said...

Belo, muito belo este teu poema Eugénio...na boca das palavras a boca da alma.
Um beijo

7:47 PM  
Blogger Fernanda said...

Extâsiante!!!
Maravilhoso!!!

Sem palavras... espelho!!!!!

Bjs

9:34 PM  
Blogger Una Amiga de Mi Amiga said...

pOIS É!
AS VEZES FCIO A PENSAR NO QUE DIZEM OS FADOS ACERCA DO DESTINO E OS TANGOS ACERCA DA MENTIRA ABSURDA QUE É A VIDA.
e QUASE SEMPRE PENSO QUESOU UM PAPAGAIO AO QUAL FALTOU CORDA...
SEM SABER ACERTAS TE EM CHEIO

7:08 PM  
Blogger A vida da pipoka said...

Ola!
Cá estou eu novamente
.. =pP
Eheh!
Passa no meu e dá o exemplo (em relação ao último post que fiz!)
É giro e assim poderás te sentir mais 'leve' se gritares para todos quem é para ti a pessoa especial!
=)
Um beijo

11:22 PM  
Blogger Som do Silêncio said...

Olá!

Ler-te é um prazer!

Beijo Silencioso

11:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Para que nos possamos tornar papagaios de papel sem fios, nem correntes é fundamental que a vida nos dê o reverso do espelho, ou seja, a ilusão que a torna verdadeiramente apetecível. Isto porque, por vezes, a realidade tem bem demarcados todos os contornos da crueldade.
Carla

12:48 PM  
Blogger Pierrot said...

Memórias:

Tenho dias, como toda a gente sabes, se bem que este péssimismo é mais tipico de um romantismo nostálgico do que propriamente um estado real e actual.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:59 PM  
Blogger Pierrot said...

Entre linhas:

Exactamente...
Como eu respondi á Memórias, nem mais!
Bjos daqui
Eugénio

2:59 PM  
Blogger Pierrot said...

Sonhadora:

Bigada
Gostei que tenhas gostado.
Bjos daqui
Eugénio

3:00 PM  
Blogger Pierrot said...

Furia:

Mas espero que não te sintas assim agora tá.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

3:01 PM  
Blogger Pierrot said...

Anónimo:

Diva dos sonhos?
Vou saber disso...
Eugénio

3:01 PM  
Blogger Pierrot said...

Aitb:

De vez em quando inspiro-me né ana.
E lá sai assim qualquer coisinha...
Bom que tenhas gostado
Bjos daqui
Eugénio

3:02 PM  
Blogger Pierrot said...

David:

Gracias amigo.
Obrigada pelos encómios
Abraço
Eugénio

3:02 PM  
Blogger Pierrot said...

Xanusca:

Não duvido minha cara, não duvido.
Ou não passasse eu todos os dias pelo Douro, mesmo aqui na sua foz.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

3:03 PM  
Blogger Pierrot said...

Pin_gente:

Também gostei muito dessa frase por acaso...
Bigada e bjos daqui
Eugenio

3:04 PM  
Blogger Pierrot said...

Collybry:

Gracias amiga.
Gostei de te ler também.
Bjos daqui
Eugénio

3:05 PM  
Blogger Pierrot said...

Joao Jr:

Gracias
Assim fico sem jeito eheh!
Bjos daqui
Eugénio

3:05 PM  
Blogger Pierrot said...

Sonhadora:

Quem sabe se já não sonhamos...
Tantos sonhos por aí à espera de serem "apanhados"...
Bjos daqui
Eugénio

3:06 PM  
Blogger Pierrot said...

Tufa tau:

Sei lá, por vezes a vida também deve conter alguma ilusão...
Depende né...
Bjos daqui
Eugénio

3:07 PM  
Blogger Pierrot said...

Marta:

E ainda bem amiga...continua assim.
Bjos daqui
Eugénio

3:07 PM  
Blogger Pierrot said...

Mnemosyne:

Vindo de ti, de quem tem um blog que é um pedaço de arte de bem escrever, este é um tremendo elogio.
Gracias
Bjos daqui
Eugénio

3:08 PM  
Blogger Pierrot said...

Fernanda:

Eheh, gostei de ouvir isso...
Espelho seja então...
Bjos daqui e gracias
Eugénio

3:09 PM  
Blogger Pierrot said...

Cruel:

Se calhar foi, a gente acerta muitas vezes sem imaginar não é?
Bom que tenhas sentido o poema.
Bjos daqui
Gracias
Eugénio

3:10 PM  
Blogger Pierrot said...

Pipoka:

Lá irei amiga, lá irei.
Bjos daqui
Eugénio

3:10 PM  
Blogger Pierrot said...

Som do silêncio:

Ora...o prazer é todo meu, principalmente quando leio encómios como os teus...
Gracias
Bjos daqui
Eugénio

3:12 PM  
Blogger Pierrot said...

Carla:

Texto duro e complicado esse para entender...mas creio ter percebido.
Ou seja, um sem o outro não existem, sendo que por vezes um é inclusivamente etapa do outro.
Gostei do que li, muito.
Bjos daqui
Eugénio

3:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já não estou mas assim Eugenio, mas as vezes a alma parece-me fugir.
Um beijo
Fica bem
temp_nua

7:00 PM  
Blogger RealSmile said...

Boa escolha musical :)
Espelho ou ilusão.. prefiro o espelho.. sempre dá para ver o nosso esboço como o disseste, e melhorá-lo ou dar-lhe um sorriso de vez em quando (quando o sempre não é possível)! Beiju!

12:00 AM  
Blogger Pierrot said...

Temp_nua:

Eu sei amiga, eu sei!
Quantas vezes...
Bjos daqui
Eugénio

1:38 PM  
Blogger Pierrot said...

Realsmile:

;-)
Tens o condão de dizer sempre aquilo que nos toca
Bravo
Bjos daqui e gracias
Eugénio

1:39 PM  
Blogger sonhadora said...

desejo-te uma boa noite e deixo-te beijinhos embrulhados em abraços

10:30 PM  
Blogger Cinza said...

Nomeado no meu blog

1:10 PM  
Blogger |Rosa_Choque| said...

Como sempre grandes verdades em tudo o que escreves. Tu transcreves nelas muito do que por vezes muitos de nós sentimos. Bravo!

Um beijo Grande

(desculpa a ausencia)

Viola L.

1:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

O espelho não é nada mais do que o reflexo da realidade.
A vida não é fácil de entender , pois n ... ?
Beijito.

3:24 PM  
Blogger Fá menor said...

É mesmo nisto que ando a reflectir.
Qual o sentido da vida?

Ilusão?

Preferiria estelho, sem dúvida!!!

jitos

7:31 PM  
Blogger Fá menor said...

Queria dizer * espelho...

7:32 PM  
Blogger Serenidade said...

Que importa se é ilusão se nos faz sonhar em maravilhas que poderão vir a ser verdades???

Bom fim de semana.

serenos sorrisos

11:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, dps de um tempo ausente retorno para lhe desejar um maravilhoso fim de semana, beijus

2:51 AM  
Blogger Espaços abertos.. said...

Ilusão ou realidade o importante é a mensagem que transmite.
Votos de um óptimo fim-de-semana
Bjs Zita

9:50 PM  
Blogger belakbrilha said...

A vida merece ser sempre vivida!
Tu não és somente um esboço no espelho..
tu és tu!
O principal actor dessa mesma vida!
a tua vida...é o teu palco!

Hoje sou eu que te deixo um desafio!
Sei que não vais desistir de sonhar!

Espero pelo sonho la no bela! ;P

bjs

11:01 PM  
Blogger Maresi@ said...

Ola Eugénio....
Lindo esse poema...essa dualidade de sentimentos de viveres...
Mas tal como dizes... viver é belo e Eu tambem gosto mt de viver....

Beijo suave____Maresi@

11:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nós somos, Pierrot, espelhos e ilusão e ao mesmo tempo somos identidade reconhecida, desta e doutras vidas.

Um poema triste e nostalgico

" ...soldadinhos de chumbo sem brilho nem glória."

Um abraço amigo
Mel de Carvalho

4:06 PM  
Blogger lisa said...

Uma realidade...

Beijo.

12:14 PM  
Blogger Unknown said...

Passei para te deixar um beijo e desejar uma boa semana!

3:10 PM  
Blogger João JR said...

ambos...!
lindo....sublime mesmo Eugénio:))
Um gd beijinho

12:33 AM  
Blogger redonda said...

Eu gostei do poema, mas estava a precisar de mais optimismo :)

12:35 AM  
Blogger Marta Vinhais said...

Olá, Pierrot - só para te dizer que te nomeei.
Vai até ao meu blog e verás.
Beijos e abraços
Marta

8:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, estou inaugurando meu blog "Cara Que Teres". É uma publicação de textos de minha autoria. Venha fazer uma visita e deixar sua opinião!

Clementine
http://caraqueteres.blogspot.com/

7:21 PM  
Blogger Estranha pessoa esta said...

Ohhh vida que teimas em tardar!

1:34 AM  
Blogger Xanusca said...

Inspirado, como sempre!
Um beijo grande

8:54 AM  
Blogger Isabel said...

Lindo Pierrot...

Lindo e intrigante se nos dedicarmos um pouco a pensar sobre o assunto.

De facto na nossa existência o que há de real e o que é ilusório?

As vezes penso que trocamos o sentido às coisas e que o que habitualmente defenimos como ilusão tem mais de real que algumas das realidades que reconhecemos e não passam de meras ilusões.

Não detemos os nossos olhares nas mesmas coisas
Não vemos sequer todos o mesmo ou da mesma forma
Não sentimos todos o mesmos cheiros
Não temos o mesmo sentido estético
Não temos o mesmo paladar
Não sentimos as mesmnas temperaturas
e por ai fora...

então além das nossas próprias ilusões pessoais... como é realmente o mundo?

De que cor são realmente os meus olhos
A que sabe uma ameixa
Qual é o cheiro da hortelã

A realidade é sempre reativa pois é sempre a nossa visão dela.

Até nós proprios só sabemos como somos curiosamente através de uma imagem invertida... quer no espelho, o nosso reflexo nas fotografias, nos filmes... mas e os outros como nos veem?
Como somos nós na realidade?

Por vezes penso que essa realidade tambem pouco importa e que o que importa é que através do reflexo deste pequeno grão de pó que somos, conseguimos fazer refletir de nós no mundo e do mundo em nós...

Desculpa mas como sempre alongo-me mas isso só prova o quanto gosto de te ler e de pensar contigo.

Boa escolha e tema e sem dúvida excelente texto com a tua marca bem definida: a tua sensibilidade no pico.

Isabel

10:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Querido Pierrot,
Passei para te ler, para te desejar bom fim de semana e para te dizer que na minha noite www.noitedemel.blogs.sapo.pt, dediquei o meu último post a quem visito (os meus favoritos, dos quais tu fazes parte, por direito).

Passa por lá qd puderes. Caso queiras usa o selo. É teu!


Um abarço da Mel

1:51 PM  
Blogger Fúria das Águas said...

Querido amigo Eugenio, vim ver como estas, espero que bem e voltes logo viu?
Um beijo
Fica bem
Furia

8:30 PM  
Blogger Hannanur said...

Onde andas Pierrot?

Saudades de ti...

kiss

11:11 PM  
Blogger RealSmile said...

Passei só para deixar um beijinho :)
Fazes falta..

11:36 PM  
Blogger Pierrot said...

Sonhadora:

Bigada e bjos daqui
Eugénio

2:24 PM  
Blogger Pierrot said...

Cinza:

Bigada pela nomeação
Sinceramente, se é um enorme orgulho para mim, não compreendo o que vêem vcs em mim, Pierrot cinzento.
Bjos daqui
Eugénio

2:28 PM  
Blogger Pierrot said...

Viola:

Uma das melhores bloguistas que conheço.
As tuas palavras são sempre um brilho neste Pierrot.
Bjos daqui
Eugénio

2:29 PM  
Blogger Pierrot said...

Secreta:

Não é mesmo nada facil entender a vida...eu cá já acho que é mesmo assim sabes!
Bjos daqui
Eugénio

2:30 PM  
Blogger Pierrot said...

Fá menor:

Não sei mesmo
Sentidos de que...passo!
Carpe diem...
Bigada
Bjos daqui
Eugénio

2:31 PM  
Blogger Pierrot said...

Fa menor:

Eu percebi ;-)
Bjos daqui
Eugénio

2:32 PM  
Blogger Pierrot said...

Serenidade:

Reflexão tremenda...
De facto,que importa...
Bjos daqui
Eugénio

2:33 PM  
Blogger Pierrot said...

Fá:

Bjos para ti também
Eugénio

2:33 PM  
Blogger Pierrot said...

Entre linhas:

Não deixa de ser verdade...e se nos alhearmos do "como", ficamos com o resultado... a mensagem!
Bjos daqui
Eugénio

2:34 PM  
Blogger Pierrot said...

Belakbrilha:

Não deixo de sonhar não
Lá irei cuscar assim que puder
Bjos daqui
Eugénio

2:35 PM  
Blogger Pierrot said...

Maresia:

E ainda bem sabes, e ainda bem!
Bjos daqui
Eugénio

2:36 PM  
Blogger Pierrot said...

Mel:

Eu sou assim, um misto de nostalgia e ao mesmo tempo de alegria.
Diria que vou beber muita coisa ao romantismo sabes.
Bjos daqui
Eugénio

2:37 PM  
Blogger Pierrot said...

Lisa:

Gracias
Bjos daqui
Eugénio

2:37 PM  
Blogger Pierrot said...

Vera:

Bigada Vera
Bjos daqui
Eugénio

2:38 PM  
Blogger Pierrot said...

Joaõ Jr

Bigada amiga
Esse sublime cora-me
Bjos daqui
Eugénio

2:38 PM  
Blogger Pierrot said...

Redonda:

Eu sou um optimista, tenho até um sentido de humor muito apurado segundo contam...
Mas o que me toca, é aquilo que me por vezes me entristece, não necessáriamente comigo...
Lá virá o dia que postarei algo mais divertido
Bjos daqui
Eugénio

2:40 PM  
Blogger Pierrot said...

Marta:

Mais uma nomeação
Minha nossa
Nem sei porque vcs gostam do Pierrot mas evidentemente agradeço e encho-me de orgulho.
Bjos daqui
Eugénio

2:41 PM  
Blogger Pierrot said...

Clementine:

Lá irei assim que puder
Bjos daqui
Eugénio

2:42 PM  
Blogger Pierrot said...

Estranha:

É estranho né...
Raio de vida que tem destas temosias, destes amuos...
Bjos daqui
Eugénio

2:42 PM  
Blogger Pierrot said...

Xanusca:

E tu, bela como sempre, e bem humorada pra não variar.
Bjos daqui
Eugénio

2:43 PM  
Blogger Pierrot said...

Isabel:

Não me aborreces nada, com as tuas palavras, bem pelo contrario.
É uma honra enorme para mim pois és uma das melhores bloguistas que conheço
Sobre a minha sensibilidade, está sempre lá de facto. O tempo é que a tolhe.
Bjos daqui
Eugénio

2:44 PM  
Blogger Pierrot said...

Mel:

Lá irei amiga
Sem falta.
Bjos daqui
Eugénio

2:45 PM  
Blogger Pierrot said...

Furia:

Voltei de facto, mas sempre a correr
Bjos daqui
Eugénio

2:46 PM  
Blogger Pierrot said...

Memorias:

Complicada de facto esta vida
Mas ando por aqui sempre, só que sem tempo.
Bjos daqui
Eugénio

2:48 PM  
Blogger Pierrot said...

Realsmile:

A minha "1.ª" amiga daqui.
Cá estou e acredita que também sinto a tua falta.
Bjos daqui
Eugénio

2:49 PM  

Post a Comment

<< Home