My Photo
Name:
Location: Porto, Portugal

Quando morrer, talvez tenha uma ideia formada sobre mim, se o destino me der esse luxo.

Tuesday, February 27, 2007

Assertivo, eu?!?!


Há quem diga que este Blog só aborda questões ou temáticas pacificas, românticas e "trá lá lá".
Por acaso acho uma classificação demasiado redutora mas ainda assim, mesmo que tal fosse verdade, deixem que vos conte o seguinte:

Era uma vez um homem que nunca se irritava nem discutia com ninguém...
Encontrava sempre uma saída cordial, procurava não ferir ninguém nem se aborrecer com ninguém.

Um dia, para testá-lo, os seus amigos levaram-no a jantar e combinaram com a empregada do restaurante que não o servisse, mais, que o ignorasse por forma a levá-lo à irritação.

Tal dito, tal feito...Pediram à empregada uma sopa, precisamente aquela de que o homem mais gostava. Assim que ela se chegou a ele, ele levantou o prato por forma a que ela o servisse mais facilmente. Mas quando chegou a vez dele, e depois de servir os demais, virou-lhe as costas e dirigiu-se a outra mesa, ignorando-o

Ele esperou calmamente que acabassem de comer a sopa e uma vez terminada a tarefa dos amigos, a empregada regressou à mesa para perguntar se desejavam mais. Depois de todos se terem servido uma vez mais, o homem levantou novamente o prato ao que esta lhe respondeu virando-lhe as costas de novo e afastando-se com a terrina fumegante de sopa.

Naquele momento, e perante a enorme expectativa dos amigos que triunfantemente já rejubilavam, o Homem chamou a empregada:

-Que deseja, disse a empregada...

- A senhora não me serviu a sopa, respondeu o Homem.

- Servi sim senhor, retorquiu ela desmentindo-o, por forma a provocá-lo.

Ele olhou para ela e para o prato vazio, ficando pensativo por alguns segundos. O silêncio era total e todos pensaram que ele iria explodir quando este lhe disse:

- Então queria mais um bocadinho se não se importava, porque me estava a saber bem!

Ou seja, ainda que nem tanto ao mar nem tanto à terra, não tem mal nenhum em ser assertivo. Não é propriamente um sinal de fraqueza ou bajulação mas acima de tudo, um sinal de inteligência.

Eugénio Rodrigues

82 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Meu amigo, cheguei de uma "reuniãozita" e eis que, senão quando, te encontro de regresso.
Ontem mesmo te havia visitado e não gostei nada da tua ausência, que imaginei, ficar-se-ia a dever a "forças de bloqueio". Gripe então? Tá bem...

Muito bem, menino(Eu)Génio - obrigada pelas palavras, mesmo -, e obrigada pela "assertividade" tão necessária nestes tempos ...

Bjs d(a)e Mel

5:32 PM  
Blogger Cinza said...

Tem razão Pierrot... Difícil a contenção mas vence a pura inteligência...

Beijinho

5:44 PM  
Blogger Cinza said...

Esqueci-me:
Não há palavras para descrever esse cãozinho... Delicioso e emblematicamente bem postado...

5:47 PM  
Blogger Pierrot said...

Mel:
Gracias e bjos daqui
Eugénio

6:47 PM  
Blogger Pierrot said...

Cinza:

A inteligência tem de vencer sempre
Bjos daqui
Eugénio

6:47 PM  
Blogger Pierrot said...

Cinza:

Podes crer
Não podia ter sido melhor escolhido, digo eu!
Bjos daqui
Eugénio

6:48 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Diria mesmo de grande inteligencia!
Soberbo o teu post.

bjos Eugénio da Vela

7:36 PM  
Blogger Estranha pessoa esta said...

Ora aqui está uma grande verdade...
Na maioria das x as pessoas tendem a confundir passividade com inactividade!

E deixa-me que te diga que não acho nada que o teu blog seja tralálá :P

Um abraço daqui bem daqui de mim **

8:02 PM  
Blogger Alê Quites said...

Salve a tolerância!

Beijos***

8:50 PM  
Blogger susana said...

Estás mesmo do melhor, gostei! Eu nao teria tanta paciencia, arrancava-lhe a terrina das ´mãos e no mínimo despejava-lhe na cabeça! lollll....queres experimentar????
beijos missixty

10:15 PM  
Blogger susana said...

Esqueci-me de dizer que o teu blog é uma boa defesa, ehehehe, nenhum outro advogado faria melhor! Mas lembra-te que aqui a miss, é uma boa acusação!
beijos

10:17 PM  
Blogger NARNIA said...

Há respostas que por si só, transportam sabedoria plena.


Beijinho

12:35 AM  
Blogger AB said...

lolol

exactamente.

gostei

:)

12:50 AM  
Blogger Unknown said...

Uma história excelente, querido Eugénio, com um protagonista ainda mais inteligente.
Assertivo sim, passivo é que não!
E o teu blog não tem nada de "trá lá lá"! Eu adoro-o!

Beijinhos

9:48 AM  
Blogger Mina said...

Uma reacção calma, serena e pacífica. Não é para todos...
Fabuloso, como já nos habituaste :)
Bjs!

11:03 AM  
Blogger Pierrot said...

Velas:

Gracias amiga e bjos daqui
Eugénio

4:31 PM  
Blogger Pierrot said...

Estranha

Registei essas palavras tão "abraçadas"
Bjos daqui
Eugénio

4:32 PM  
Blogger Pierrot said...

Alequites:

Salvé e que regresses sempre que quiseres
Bjos daqui
Eugénio

4:32 PM  
Blogger Pierrot said...

Sixty:

Não me apetece experimentar sopa na cabeça não.
Já inventaram os shampoos de frutos, de ovo e coisa e tal, mas não consta que haja algum de sopa de pedra ehehe.
Bjos daqui
Eugénio

4:33 PM  
Blogger Pierrot said...

Sixty:

Por muito boa argumentação que tenhas, e tens, a verdade e a razão imperam sempre pelo que, apesar de nem sempre acreditar na justiça, não me parece que desta feita venças a contenda cara Colega ehehe.
Bjos daqui
Eugénio

4:36 PM  
Blogger Pierrot said...

Narnia:

Nem mais amiga,nem mais.
Bjos daqui
Eugénio

4:38 PM  
Blogger Pierrot said...

Aitb:

KKkk para ti também, querida amiga
Bjos daqui
Eugénio

4:39 PM  
Blogger Pierrot said...

Vera:

E eu adoro ter-te por cá
Bjos daqui
Eugénio

4:39 PM  
Blogger Pierrot said...

Mina:

Assim coro carambas..
Bjos daqui
Eugénio

4:40 PM  
Blogger João JR said...

A inteligência é sem duvida a melhor arma e qualidade no ser humano:)
Adorei este post!
Um beijo grande

7:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Dificil contentar a todos não é mesmo...bjca deixo

7:50 PM  
Blogger Marta Vinhais said...

Interessante a história e concordo contigo - não podemos ser tão radicais; temos que saber negociar e isso nem toda a gente consegue.
Bom estares de volta.
Beijos e abraços
Marta

8:07 PM  
Blogger Borboleta said...

;) Sim senhor..adorei o post...eu sou extremamente racional..mas as vezes perco a cabeça...gosto de pessoas assertivas.....jinhos

8:58 PM  
Blogger Serenidade said...

Concordo consigo, é sem dúvida um acto de inteligência. A assertividade assim como outras atitudes como o Amor, a compaixão, a Unidade, a Amizade, a pacificidade entre outros é o que precisamos.

Beijos de luz serena

10:26 PM  
Blogger Catarina Alves said...

Eugénio... e aqui estou eu.

Hoje... e à quase um ano... pois é teu blog asertivo ou não, eu estou "cá" .

Beijinho grande

Nani

10:28 PM  
Blogger Hannanur said...

Isso! Inteligência emocional..O que a maioria dos mortais não usa...
adorei o bichinho...fofinho

beijinho

E.

10:42 PM  
Blogger Bel said...

Convenhamos que é preciso muita paciência...eu não tenho muita pachorra para isso, reclamava logo com a empregada.
Diz se que essa paciencia se aprende com a idade.
beijo

10:58 PM  
Blogger Estranha pessoa esta said...

eiiiii não fazia ideia que eles vinham cá ehehhhhhh
Tks pela informação! :) :) :)
***

2:42 AM  
Blogger sónia said...

eheheh
tens toda a razao! resolver as coisas de forma inteligente é o bom caminho para que tudo corra bem!

ta mto giro
bjos

10:05 AM  
Blogger Isabel said...

Acho o contrário do teu blog.
Nada tem de pacifico, romântico ou trá lá lá.`
É um espaço inteligente para quem preza e valoriza a inteligência.
A inteligência como tudo tem várias formas de ser servida, tu serves a tua de forma delicada e educada com a dignidade e elegancia que te são caracteristicas e que eu admiro muito.
Ser inteligente é saber fazer daquilo que somos uma mais valia e tu sabes.
Cabe-nos a nós que te lemos ter a inteligência de te ler conjugando o que tu és com aquilo que cada um de nós é.
Sempre que aqui venho venho em busca de algo, nunca daqui sai sem o ter encontrado... sempre algo me fez sair pensando, sempre algo me encheu o coração ou a alma.
Se isso não é mérito, se isso não é inteligencia não sei o que o é?
A tua história prova-o, uma história para lembrar pensar e relembrar e repensar ao longo da vida.

Como sabes, tu que me lês, eu sirvo a minha inteligencia de outra forma... isso não te impede de me ler nem a mim de te ler a ti pelo contrário, julgo que ao longo destas trocas de leituras temos aprendido um com o outro e temos tornado produtivo este relacionamento literário.

Eu voltarei sempre aqui em busca de inteligencia, de aprendizagem, de qualidade literária, e de emoção de sensaçoes e sentimentos porque não?

Até breve...

Isabel

10:48 AM  
Blogger Pierrot said...

João Jr.:

E eu gostei de te ter por cá
Volta sempre
Bjos daqui
Eugénio

2:00 PM  
Blogger Pierrot said...

Collybry:

Deus que é Deus não agradou a todos...que fará...!
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:00 PM  
Blogger Pierrot said...

Marta:

Pois, depois de uma boa gripe e o escritório atafulhado eis-me de volta.
E lá irei amiga, lá irei ao teu cantinho.
Bjos daqui
Gracias
Eugénio

2:01 PM  
Blogger Pierrot said...

Borboleta:

E não há mal nenhum em perder a cabeça, bem pelo contrario.
Acho que é possível perder-se a cabeça sem deixarde ser assertivo
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:02 PM  
Blogger Pierrot said...

Serenidade:

O teu epíteto diz tudo.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:03 PM  
Blogger Pierrot said...

Nani:

E sê bem vinda amiga
Bjos daqui
Eugénio

2:03 PM  
Blogger Pierrot said...

Memória:

Ás vezes sinto-me como esse animalzinho que me é tão castiço
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:04 PM  
Blogger Pierrot said...

Bel:

Também Bel, também...
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:05 PM  
Blogger Pierrot said...

Estranha:

Ah pois vêem, mas também não me estorvam nada, acredita.
É um cantiho público este...mas nada de o confundir com repartição de finanças tá ;-)
Bjos daqui e gracias
Eugénio

2:06 PM  
Blogger Pierrot said...

Sónia:

Que saudades...
Bjos e gracias daqui
Eugénio

2:07 PM  
Blogger Pierrot said...

Isabel:

Não teria dito melhor, sem dúvida.
Sinto-me lisongeado por te sentires bem por cá e ainda mais quando fazes o contraponto com o teu blog, pois para mim, é um dos melhores que visito regularmente e que recomendo vivamente.
Bjos daqui
Eugénio

2:09 PM  
Blogger Som do Silêncio said...

Achei uma delícia o que li!
Inteligência não é para todos!

E sabes Pierrot, se o teu blog é trá-á-lá, então que continue a ser, pois gostamos de ler as tuas tralalalices!

Beijo Silencioso

7:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

A inteligência vence sempre quando aplicada na oportunidade certa.

Beijinhos Zita

10:18 PM  
Blogger Estranha pessoa esta said...

Pierrot quando colocas novamente no teu estaminé uma imagem desafio??

Eu ainda tentei escrever qualquer coisa para aquela imagem do gato... mas, não consegui alhear-me ao facto de ter medos de gatos :(
Não gozes... é assim uma fobia qualquer marada!
Estranhezassss :P

4:18 AM  
Blogger Pierrot said...

Som do Silêncio:

Gracias e um bjo daqui
Eugénio

2:03 PM  
Blogger Pierrot said...

Entre linhas:

Sê bem vinda.
Espero ver-te por cá mais vezes.
Por ora, gracias.
Bjos daqui
Eugénio

2:04 PM  
Blogger Pierrot said...

Estranha:

Está para breve minha cara amiga, está para breve!
E acho que vais gostar do desafio.
Bjos daqui
Eugénio

2:04 PM  
Blogger vida de vidro said...

Assertivo é sinónimo de afirmativo. Se és afirmativo pela positiva, acho uma óptima maneira de ser... :)**

2:07 PM  
Blogger Pierrot said...

Vida:

Gostei...
Aí está uma perspectiva!
E gostei também de te ver deambular por cá.
Bjos daqui
Gracias
Eugénio

2:31 PM  
Blogger Xanusca said...

gosto da historia, mas gosto mais do cão!
beijos

4:01 PM  
Blogger Pierrot said...

Xanusca:

O jequito tem aquele chá lá lá não é!
Bjos daqui e gracias
Eugénio

4:17 PM  
Blogger veritas said...

Olá!

Sim Eugénio, é sinal de inteligência, mas não posso negar que uma discussãozinha de vez em quando não seja bom para quebrar a monotonia, o sanguezinho a ferver e...deixa ferver!!

Bjs.Adorei o post.

6:33 PM  
Blogger Estranha pessoa esta said...

:)
eheh
Porreiro!
Eu gosto muito dessas imagens desafio!

Um fim de semana cheio de sorrisos para ti ***

3:24 AM  
Blogger Espaços abertos.. said...

Passei para de deixar um beijinho e desejar-te um óptimo fim de semana.

Beijinhos Zita

1:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tudo se pode transformar num jogo de palavras! E a subtileza com que se constroi uma frase, poder-se-à tornar numa verdadeira bofetada de luva branca...(da qual sou fã incondicional ihihih)

2:52 PM  
Blogger Fernanda said...

Há que ser paciente...
com inteligência...

Um abraço

7:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

gostei muito da história. só não sei se entendi, pois a ssertividade, tanto qt sei é a auto afirmação, e não a busca de solução airosa.
Esse senhor para mim, embora inteligentissimo, não foi bem assertivo, mas mais, ...passivo-agressivo? sei lá...talvez eu n tenha claro o conceito de assertividade...
bj

11:28 PM  
Blogger Kalinka said...

Tenho estado a apreciar o «eclipse total» da Lua, está LINDA.
Esta noite é mesmo mágica, a Lua em fase de Cheia e em eclipse, neste momento, são 00.33m e está a começar a destapar-se, já se vislumbra uma auréola branca...


Esta noite,
antes de nos recolhermos, façamos uma pequena prece para que DEUS nos dê a força que precisamos para aceitar as pessoas como elas são, e ajudar a todos, a compreender aqueles que são diferentes de nós.
Há um milagre chamado AMIZADE, que mora em nosso coração.
Amigos são como jóias raras.
Fazem-nos sorrir e nos encorajam para o sucesso; também nos emprestam um ouvido, compartilham uma palavra de incentivo.
Esta é a minha homenagem aos Amigos

Bom fim de semana.
Beijitos.

12:33 AM  
Blogger |Rosa_Choque| said...

"Vou-te contar um segredo?Posso? Regressei..." :)
Gostei da historia. Muito acertada.

Beijos

Viola L.
xx

3:49 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Bjinho e boa semana

8:38 PM  
Blogger Lia said...

Uma história que me fez recordar as que o meu mestre contava, sempre para nos fazer pensar.

Mas nos dias que correm ninguém age assim. A paciência e a inteligência começam a rarear.

Adorei o post e a imagem está de um encanto sem palavras.

Beijinhos

11:16 PM  
Blogger mni said...

Eu-génio: este blog sabe-me muito muito bem. Quero mais e mais se f.f. ...

beijos "daqui"

11:22 PM  
Blogger Pierrot said...

Veritas:

Eu acredito que o facto de discutirmos não quer dizer que não se seja assertivo. Há muitas formas de se estar numa discussão e de discutir um determinado assunto. Por exemplo, quantas vezes ouvimos ou dizemos no calor de uma discussão "oh, não percebes nada disso...ou...oh, não sejas ridiculo...ou...oh, então isso tem algum jeito!"
Get it?
Bjos daqui
Eugénio

3:17 PM  
Blogger Pierrot said...

Pois é estranha:

O prometido é devido e aí terás na 2.ª feira algo do que tu pediste ;-)
Bjos daqui
Eugénio

3:18 PM  
Blogger Pierrot said...

Entre linhas:

Para ti também
Um bom fds
Bjos daqui
Eugénio

3:18 PM  
Blogger Pierrot said...

Anita:

Sei bem do que falas e de quanta razão tens no que dizes.
Bjos daqui
Eugénio

3:19 PM  
Blogger Pierrot said...

Fernanda:

De acordo
Bjos daqui
Eugénio

3:20 PM  
Blogger Pierrot said...

Anonima:

Assertividade é um conceito de dificil delimitação.
Eu diria que entendo assertividade como a capacidade de debater um ponto de vista, de expressar uma ideia ou opinião, ou seja, uma forma de estar na vida sem criar rupturas ou incompatibilidades por forma a ser entendido e até aceite. É que por vezes a hostilidade que criamos com a defesa de uma posição, é por si só, um obstaculo a que a nossa ideia seja aceite. Não sei se me fiz entender, mas também te digo que não me acho detentor da verdade, nestas coisas de conceptuaçização.
Bjos daqui
Eugénio

3:25 PM  
Blogger Pierrot said...

Kalinka:

Eu diria inclusive que viver a amizade é tão ou mais dificil do que viver um amor...
Bjos daqui e gracias
Eugénio
Eu não consegui ver o eclipse porque aqui no Porto esteve o tempo muito fechado

3:26 PM  
Blogger Pierrot said...

Viola:

Que bom teres regressado
Bjos daqui e espero ler-te mais vezes.
Eugénio

3:27 PM  
Blogger Pierrot said...

Velas:

Bjos e boa semana para ti também
Eugénio

3:28 PM  
Blogger Pierrot said...

Lia:

Gracias pelas tuas palavras
Bjos daqui
Eugénio

3:28 PM  
Blogger Pierrot said...

Mni:

Gracias e pois então aí terás mais, na 2.ª feira.
Bjos daqui
Eugénio

3:29 PM  
Blogger redonda said...

Gostava de conhecer esse homem e de ser sua amiga...

3:27 PM  
Blogger Pierrot said...

Redonda:

Basta olhar um pouco á tua volta e provavelmente descobrirás algum, ou então, quando menos esperares, darás de cara com alguém que resiste na vida dessa forma.
Sê bem vinda a este cantinho
Bjos daqui
Eugénio

4:52 PM  
Blogger redonda said...

Obrigada por me fazeres sentir bem-vinda:)
Um beijinho
Gabriela

7:12 PM  
Blogger Pierrot said...

Ora essa gabriela, nao faço mais que a minha "obrigação".
Bjos daqui
Eugénio

11:12 AM  

Post a Comment

<< Home