My Photo
Name:
Location: Porto, Portugal

Quando morrer, talvez tenha uma ideia formada sobre mim, se o destino me der esse luxo.

Tuesday, March 27, 2007

Quinta dos animais











Há umas semanas começei a fazer voluntariado para uma Associação que recolhe animais abandonados e os trata com vista à sua adopção por quem se interessar. É a Quinta dos Animais, www.animaisdaquinta.net, e deixo-vos aqui alguns retratos de uns novos amigos meus...

Todos eles trazem consigo uma história de vida, qual seres humanos.
A do Gandhi é a que mais me sensibiliza e vou tentar transcreve-la na 1.ª pessoa.
Olá, eu sou um cão.
Aqueles que gostam e cuidam de mim chamam-me de Gandhi mas eu sou apenas um cão.
É um nome que me diz pouco embora creia que para os Humanos seja alguém que marcou a História com os seus feitos inolvidáveis ligados à Paz e à Liberdade.
Pois eu sou apenas um cão...cego.
Não sei o que me aconteceu mas fui perdendo a visão até que um dia deixei de ver. Não sei se Deus existe, pois não sou humano nem tenho crenças, mas encontrei alguém que foi um Deus para mim. Era um amigo, um cão guia mais precisamente. Não sei como era nem como se chamava pois nós não somos como os Humanos que põem nomes a tudo. Sei porém que me adoptou, que me guiou para todo lado, a comer, a passear, cuidava para que eu não fosse atropelado nem maltratado e estava sempre a meu lado. Sobrevivi graças a ele e mais não tínhamos senão as pedras da calçada e sua inesgotável entrega e amizade. Devo-lhe a vida e seguramente trocava a minha já gasta e diminuida pela dele.
Depois de o perder, perdi-me na minha própria existência. Deixei que as trevas se apoderassem de mim e esperei pelo meu fim. Mas algo aconteceu novamente como se o destino me guardasse ainda algo.
Os Humanos recolheram-me, trataram-me e deram-me guarida naquilo que eles chamam de Quinta dos Animais. Não sei quem são. Pelo que cheiro e ouço serão vários e diferentes e no entanto, todos iguais pelo menos no que os une, ou seja, no amor que têm por nós, simples animais, simples cães. Não sei se Deus existe pois não sou Humano para ter essas crenças, mas acredito na bondade humana.
Obrigado
Cão (Gandhi para os Humanos)


Pretendo com isto sensibilizar-vos para o voluntariado, seja a que nível for e claro, para os animais, uma causa que me é tão cara.

Eugénio Rodrigues
Sugestão musical, Chasing Cars dos Snow Patrol

78 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Querido amigo Eugenio, eu adotei uma vez um cachorro destas casas de adoção, dei o nome de Panther a ele. Ele era filho de dois irmãos e nasceu com a boca e o rabo torto.
Mas a gente não adota eles, eles é quem nos adotam. Ele era maluquinho e so me deixava sair pra trabalhar se eu desse um beijo na testa dele todos os dias kkkkkkkkkkkk, me fez lembrar dele agora, muito boa esta lembrança.
Recebi um desafio de uma e aceitei, quando puder va me conhecer melhor.
Um beijo
Fica bem
Temp_nua

3:35 PM  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Eugénio,

Tu és um ser humano extraordinário.

Adoro animais e tenho um cão.se pudesse levava todos que encontro na rua para casa mas não posso.

E confesso que estou com a lagrimas nos olhos.

bjinhos para ti

4:02 PM  
Blogger Pierrot said...

Temp Nua:

Lá irei cara amiga
Bjos daqui
Eugénio

4:28 PM  
Blogger Pierrot said...

Velas:

Confesso que não me acho nada de especial e acredita que até nem me tenho como alguém modesto.
Acredita que o cão guia que ajudou o Gandhi foi já muito mais do que provavelmente muitos humanos o serão, nos quais se calher me incluo.
Mas esse cão morreu um dia e deixou o Gandhi orfão, completamente perdido neste mundo.
A sua sobrevivência é algo que profundamente admiro, a exemplo dos outros que lá estão.
Bjos daqui
Gracias
Eugénio

4:31 PM  
Blogger cm said...

Eugénio,
que gesto mais bonito... o apelo á solidariedade humana

Beijo

4:38 PM  
Blogger Pierrot said...

Cm:

Temos tanto a aprender com os animais...
Já agora, não consegui aceder aquela foto tal como deixaste o endereço... :-/
Bjos daqui
Eugénio

5:01 PM  
Blogger Lindona said...

Só alguém solidário e humano se entrega a uma causa tão nobre como esta.

5:39 PM  
Blogger cm said...

Tens toda a razão, o endereço não está completo. O endereço correcto é:

http://www.olhares.com/poem_without_words/foto1121465.html

Beijinho

5:42 PM  
Blogger cm said...

E continua a não estar completo, grrrrrr!

WWW.olhares.com/poem_without_words/foto1121465.html

Espero que seja desta :)

5:44 PM  
Blogger cm said...

Não foi...

5:44 PM  
Blogger Pierrot said...

Lindona:

Acredita que o faço inteiramente por eles e nada por mim.
E este post é por eles pois pode ser que se ganhem mais alguns voluntários para eles e quiça um dono :-)
Bjos daqui
Eugénio

5:55 PM  
Blogger cm said...

http://www.olhares.com/
poem_without_words/
foto1121465.html

5:56 PM  
Blogger Pierrot said...

Cm:

Que diacho, bem copio este endereço que me dás mas nicles, dá desconhecido e olha que conheço bem este site do Olhares.
Demasiado bem eu diria... ;-)
Bjos daqui
Eugénio

5:58 PM  
Blogger cm said...

A foto é da GRAÇA e o título é POEM WITHOUT WORDS

Agora só espero que gostes, porque realmente está dificil

BJ

6:00 PM  
Blogger cm said...

Faz o seguinte:
selecciona o endereço e copia para a pesquisa do google, vais lá directo

6:03 PM  
Blogger Pierrot said...

Cm:
Finalmente já vi a foto.
Está sublime e a montagem perfeita.
Original q.b. ;-)
Bjos daqui
Eugénio

6:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Pierrot, é mais ou menos isso,
pois eu já tive vários, e dois deles andavam perdidos na estrada, ainda hoje penso que andei perdida para o trazer comigo o kokas, muito mal tratado...acho o maior problema é que compram para as crianças e depois deitam-nos fora...Bem haja por lembrar, bjito
(hoje reporei que somos da mesma Cidade…)

7:11 PM  
Blogger Isabel said...

Não podia este teu texto estar mais a proposito do meu ultimo texto. parecem contraditórios mas não são. Pelo contrário complementam-se na perfeição. O meu tambem apela à ajuda e ao entendimento... dos sem abrigo, dos loucos, de todos os que precisam. Apela ao respeito pela diferença e ao ver mais longe do que o simples olhar.
Lê sei que vais ver a ligação de imediato.
Obrigada pela tua sensibilidade. Um abraço apertado ao Gandhi que iria adorar tenho a certeza o meu amigo "louco", e o meu amigo adoraria o Gandhi.

Até breve

Isabel

7:21 PM  
Blogger Hannanur said...

És um doce Eugenio!

Nao me tentes....que cada vez que os vejo, levo-os para casa. Já tenho varios e quase sempre metem pata adentro, porque iriam ter um fim triste, e isso eu nao posso permitir.Já fazes um pouquito ideia de como sou louca? três caes, cinco putos( eram quatro antes deste menino lindo) a correr pela praia e eu a contemplar esta imensa felicidade.Estás a imaginar?Eu tambem.Comecei pelos amiguitos de quatro patas e agora ninguem me pára !
Pois é, fico contente por saber que existem tantos coraçoes bons nesse cantinho junto ao Mar.

Obrigada por seres assim.
Beijito

8:55 PM  
Blogger mni said...

és, realmente, de uma sensibilidade extraordinária...por isto, pelo que me entendeste e por sempre que venho aqui...!
abraço.

9:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só por esta característica deves ser uma pessoa 5 *****.

Os meus sinceros parabéns por seres assim.

Também gosto muito de animais,e tenho vários,a minha casa parece o Zoo.

Boa semana

Bjs Zita

11:08 PM  
Blogger Serenidade said...

Pierrot,
certamente que fiquei sensibilizada. Outra agradável sugestão que nos deixou foi a música Snow Patrol- Chasing Cars.

Sereno sorriso primaveril.

11:37 PM  
Blogger AB said...

:)

Ao longo da minha vida, cães e gatos foram quase sempre resgatados das ruas... Nunca comprei um cão ou um gato e penso q nunca o farei.

Vou contar a história mais recente.. a do speedy.

Um dia, no percurso entre o trabalho e casa ouvi uns miaus aflitivos vindos de um contentor do lixo.. Foi por altura dakelas chuvadas q inundaram o país.. Fui espreitar e lá estava um pobre gatinho no fundo de um contentor quase vazio, mas cheio de água da chuva... tentei virar o contentor, mas era mto pesado... corri a procurar ajuda e dp de várias recusas encontrei um sr. formidável que me ajudou.. conseguimos virar o contentor e qdo apanhei o bicho, ele mordeu-me e arranhou-me tanto q a minha mão escorria sangue... lol Levei-o pa casa, mas o coitadito não foi bem aceite pelos meus 2 gatos mimados.. tentei encontrar-lhe um dono e consegui. Um colega de trabalho adoptou-o e o Speedy vive agora com uma familia, mimado, lindo e feliz, como as fotografias q me mandam confirmam... um caixote do lixo + 3 pessoas e uma vida mudou-se para sempre.. :)

bjo e parabêns pela "quinta dos animais" e participares nessa missão.

1:27 AM  
Blogger Cherry Blossom Girl said...

Além de seres óptimo com as palavras e com a forma como tratas as tuas emoções, és um ser humano muito bonito.
É tão bom saber que existem pessoas assim!
Beijinhooos amigo
***

10:19 AM  
Blogger Pierrot said...

Collybry:

De facto, pelos vistos somos ambos da invicta :-)
Gracias por teres passado por cá e deixado as tuas palavras.
Festas para o teu kokas.
Bjos daqui
Eugénio

10:49 AM  
Blogger Pierrot said...

Isabel:

Tinhas razão
Está excelente.
Amei o teu Louco
Bjos daqui
Eugénio

10:49 AM  
Blogger Pierrot said...

Memórias:

Felizmente que existe um povo inteiro que ama os animais e os trata condignamente.
Gracias e bjos daqui
Eugénio

10:50 AM  
Blogger Pierrot said...

Mni:

Ora essa...assim coro, amiga!
Bjos daqui e gracias por teres vindo.
Eugénio

10:51 AM  
Blogger Pierrot said...

Entre linhas:

Acredita que não sou nada 5 estrelas.
Sou alguém bem normal, apenas mais sensível para a causa dos animais...
Bjos daqui e tudo de bom para o teu "zoo" ;-)
Eugénio

10:52 AM  
Blogger Pierrot said...

Serenidade:

Sem dúvida que a música e este texto casam muito bem.
Bjos daqui e graças por teres cá vindo.
Eugénio

10:53 AM  
Blogger Pierrot said...

Aitb:

Curioso como a história do gato que encontraste se assemelha à do meu angel. Também ele teria os dias contados e acabou por vir para minha casa, que agora é mais dele que minha eheh.
Um dia destes conto-te a história dele.
Bjos daqui e gracias por vires cá dar uma olhada.
Eugénio

10:55 AM  
Blogger Pierrot said...

Cherry:

Acredita que não o faço nem escrevo por mim mas sim por eles.
Merecem tudo pois tal como as crianças, os mendigos, os velhos, são seres totalmente desprotegidos.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

10:56 AM  
Blogger Fá menor said...

Olá!
Encontrei-te por acaso e fiquei feliz por saber que ainda há homens muito sensíveis. Tu és a prova disso!
Felicito-te por seres assim, nunca te arrependas.

Fa-

1:43 PM  
Blogger Pierrot said...

Fá menor:

Minha conterrãnea coimbrã...
Nem tanto.
Sou o que sou, sem falsas modéstias.
Gostei de te ter por cá.
Volta sempre
Bjos daqui
Eugénio

3:00 PM  
Blogger Alê Quites said...

Bacana!
Parabéns pela iniciativa.
Gosto de animais, mas por causa do pouco tempo, tenho cuidado apenas de plantas.
Beijos*

3:25 PM  
Blogger Pierrot said...

Alê Quites:

Ai essa falta de tempo.
Quando a gente quer, a gente arranja tempo né?
;-)
Bjos daqui
Gracias
Eugénio

3:36 PM  
Blogger Su@vissima said...

Sabes uma coisa?...Tu és lindo!
E tal como o Gandhi (alma imensa), és um Homem de alma grande :)

Continua, faz-nos muito bem, estar entre eles!

Um beijo daqui.

3:36 PM  
Blogger ju said...

Formidável! Tiveste uma ideia fantástica.

3:37 PM  
Blogger Pierrot said...

Suavissima:

Assim eu coro.
Não o fiz ou escrevi a pensar em mim mas neles, coitaditos.
Mas gracias por teres passado por cá.
Bjos daqui
Eugénio

3:38 PM  
Blogger Pierrot said...

Ju:

Gracias
Espero que pelo menos sensibilize.
Bjos daqui
Eugénio

3:38 PM  
Blogger Cris... said...

Parabéns pela iniciativa, viu Eugenio!

Eu amo cachorros,e tenho 4! rs... Cuido tbem de um cachorro que foi abandonado, porque seu dono morreu, mas ele fica num terreno pra cuidar de uns botijões de gás que tem no local. Então, todas as tardes levo-lhe comida, água e cuido pra que não tenha carrapatos e outras doenças. Se pudesse, faria por muitos outros também.

Como dizem por aqui, eu sou cachorrólatra.... já ouviu esse termo?! rs

Linda a história do Gandhi. Se morasse aí por perto, tenha certeza de que ele já seria meu.

Grande beijo.

9:14 PM  
Blogger vida de vidro said...

Gostei muito deste teu post. Adoro animais, tenho 2 gatos. E nunca é demais ajudar quem os protege. **

9:25 PM  
Blogger Estranha pessoa esta said...

Muito bonito este teu gesto......

Tu és um bonito ser humano .


Abraço muito grande para ti daqui , bem daqui de mim....

3:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá.
Eu pessoalmente sou "doida" por animais , gosto de ajudar e acarinhar todos eles. Infelizmente na minha zona não existe nenhum local onde possa fazer voluntariado, mas é algo que gostaria , sem dúvida!
Sei , que as pessoas que o fazem , são de uma sensibilidade extrema e de uma ternura imensa para com os seus amiguinhos.
:)
Deixo um beijito.

8:30 AM  
Blogger veritas said...

Obrigada pelo momento de reflexão/ sensibilização que aqui lanças. Fizeste-me recordar o Dick. Um pincha que me acompanhou pela infância e parte da adolescência.Quando estava doente deitava-se carinhosamente de olhos fixos em mim aos pés da cama e não saía dali por nada! Não consegues imaginar o meu desgosto quando ele morreu...

Bjs. Boa semana.

11:28 AM  
Blogger Pierrot said...

Clara:

Vcs brasileiros são o máximo com essas expressões tão tipicas...
Botijões - Botijas
Cachorro - Cão
E por aí fora... ;-)
Por acaso não conhecia bem esse termo de cachorrólatra mas tá girissimo. Eu sou mais um gatoólic ;-)
Ainda bem que tens essa sensibilidade para os animais.
O grau de civilização de um povo afere-se também pela forma como trata os animais.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

4:48 PM  
Blogger Pierrot said...

Vida de vidro:

Apoiadisso.
Também tenho um gato que é a minha perdição e eu a dele, pelos vistos.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

4:49 PM  
Blogger Pierrot said...

Estranha:

Olha que não, não sou assim um ser humano tão bom quanto isso, acho eu.
Mas que gosto de animais, principalmente gatos, isso é inegável.
Gracias por teres cá vindo.
Bjos daqui
Eugenio

4:50 PM  
Blogger Pierrot said...

Secreta:

Assino por baixo.
Eu logo vi pela tua sensibilidade que devias amar os animais.
Bjos daqui e gracias
Eugénio

4:51 PM  
Blogger Pierrot said...

Veritas:

Dick, tal como tantos outros animais, têm essa sensibilidade que a natureza lhes confere, que é de perceber quando estamos tristes ou doentes e velarem por nós.
É incrível mas é verdade.
Por acaso não imagino o que seja perder um animal amigo, familia lá de casa pois ainda não perdi nenhum.
Tirando o meu canario, o alf, que morreu há meses, depois de 12 anos!!!, e que me custou um pouco, espero que o meu gatolas viva por muitos e longos anos...
Bjos daqui
Eugénio

4:54 PM  
Blogger Unknown said...

Querido Eugénio, que maravilha!!! Estou encantada contigo!!! Eu adoro animais. Cães, gatos, pássaros e sei lá que mais! São sempre tão leais, tão... humanos!! E o que lhes damos não paga nada o que nos dão em troca. É bom este alerta para animais abandonados e voluntariado. Eu também faço, não com animais, mas também com quem muito necesssita...

Mil beijos, com orgulho!

5:29 PM  
Blogger Moura ao Luar said...

Oh que fofura... vieram-me as lagrimas aos olhos.......

6:00 PM  
Blogger NARNIA said...

Eugénio
Faltam-me palavras... "perdi" há uns meses o Oliver, um boxer maluco com os olhos mais doces que já vi.
As saudades são muitas, tenho outros animais porque desde que me lembro sempre fizeram parte da minha vida.
Animais e crianças fazem-nos bem.

7:37 PM  
Blogger redonda said...

A minha mãe e uma das minhas irmãs são como tu. Uma ou duas vezes ajudei a minha irmã, mas a sensibilidade para descobrir e tomar a iniciativa de ajudar, era dela, assim como será tua também.
Um beijinho e bom fim-de-semana

11:16 AM  
Blogger Una Amiga de Mi Amiga said...

vim cá so para te dizer que estavas convidado para o desafio do meu blog...e encontrei uma historia linda, dessas que derretem um corção de aço tão dificil de fundir.
bj e adorei a historia.
Aceita o desafio para te podermos conhecer um pouco melhor tanbem.

5:36 PM  
Blogger Una Amiga de Mi Amiga said...

outra coisa que faço mal é dizer ás pessoas quando as acho maravilhosas...

5:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Querido Pierrot,
Vim de lá, dos Incas/Mayas Mundos, tomar uma chávena de chá contigo.
Encontro este tema, de que tantas e tantas vezes sou arauto, junto dos jovens que (des)oriento ... o voluntariado. A expressão mais livre de dar e receber. A partilha.
Um grande bem hajas por trazeres estes temas tão necessários.

Adoptar animais? Adoptei a Xiluca, de que falo nos meus post(s)... uma gatinha vadia, negra como a minha alma, que me enche de ternura ... linda, linda ... Ou será ela que me adoptou a mim? Ummm não sei...
***

PS: Conheces o Banco do Tempo? Um projecto lindo ...

Bjs d(a)e Mel

5:52 PM  
Blogger Fernanda said...

Decerto que és tão meigo como esses animais... e o teu gesto assim o revela.
Adoro animais!

Bom fim de semana.
Beijinos

6:09 PM  
Blogger Fúria das Águas said...

Querido Eugenio, vim desejar um ótimo fim de semana pra vc e te dizer que deixei um texto pros amigos no Furias.
Nossa como esta historia me fez lembrar minha infancia Eugenio, além do Panther, tive varios outros cães sempre fui apaixonada por eles, tive um chamado Menino, chamadom carinhosamente por mim de Nó, nossa quanta saudade tenho dos meus cachorrinhos, eu fazia ate bolo de aniversario pra ele kkkkk.
É melhor eu parar e ir saindo de fininho, já estou a chorar aqui.
Um beijo
Fica bem
Furias

6:09 PM  
Blogger João JR said...

OLá Eugénio:)
Muito linda a tua iniciativa...gostei!
Eu, se o tempo me permitisse, tb fazia voluntariado, mas para crianças, que são o meu fraco:)
Belas imagens estas que aqui tens, é enternecedor o teu carinho por animais, que são tão inofensivos, e infelizmente tantas vezes mal tratados:(
Um beijo grande amigo

11:32 AM  
Blogger Vladimir said...

gostei do que li...Como era sábado, o Vladimir inspirou-se e decidiu dar forma ao pensamento.

9:44 PM  
Blogger Lia said...

Além de uma alma cheia de sentimento, tens um coração do tamanho do mundo.

A minha gatinha também foi abandonada e já está comigo há 7 anos...

Beijinhos e bom fim de semana

12:45 AM  
Blogger Pierrot said...

Vera:

Gracias e bem hajas.
Bjos daqui
E que essa inspiração volte
Eugénio

1:43 PM  
Blogger Pierrot said...

Moura ao luar:

E a quem não vem não é?
Sê bem vinda a este cantinho.
Bjos daqui.
Eugénio

1:45 PM  
Blogger Pierrot said...

Narnia:

É duro quando perdemos alguém, como por exemplo o nosso bichinho.
É como se fosse familia...
Bjos daqui
Eugénio

1:47 PM  
Blogger Pierrot said...

Redonda:

Vã lá, mais uma maozinha nunca é demais...!
Bjos daqui
Eugénio

1:48 PM  
Blogger Pierrot said...

Cruela:

Lá irei concerteza.
Bjos daqui fico feliz que tenhas gostado da história.
Eugénio

1:50 PM  
Blogger Pierrot said...

Cruela:

As vezes pode ser negativo porque nos expoe, mas ainda assim não creio que deva ser algo que reputes como negativo, antes pelo contrário
Bjos daqui
Eugénio

1:52 PM  
Blogger Pierrot said...

Olá mel:

Pois, um chá quentinho até que ia bem hoje. Fazia bem à alma e ao corpo.
Vejo que já estás imbuída deste espirito e isso deixa-me contente, neste mundo tão sequioso de solidariedade.
E de facto, quem adopta quem né?
Não conheço essa banco não.
Que faz?
Bjos daqui
Eugénio

1:54 PM  
Blogger Pierrot said...

Fernanda:

Se sou meigo como eles, não sei, tenho as minhas dúvidas.
Mas eles são-no, isso é certo. E têm uma profunda gratidão para quem os trata.
Bjos daqui
Eugénio

1:56 PM  
Blogger Pierrot said...

Furia:

Giro isso do bolo de aniversário para os animais.
Muito giro mesmo
Bjos daqui
Eugénio

1:57 PM  
Blogger Pierrot said...

João Jr:

Estás certissima...!
Bjos daqui
Eugénio

1:58 PM  
Blogger Pierrot said...

Vladimir:

Um abraço
Eugénio

1:58 PM  
Blogger Pierrot said...

Lia:

Acho que estou bem longe de merecer tantos elogios, mas também eu adoptei um gatolas vais para 9 anos e lá está, feliz da vida.
Bjos daqui
Eugénio

1:59 PM  
Blogger RealSmile said...

como te entendo :) estou envolvida no mundo do voluntariado há cerca de 3 anos, e é das melhores alegrias que tenho quando vejo que faço sorrir..
welcome ;) *

2:42 PM  
Blogger Pierrot said...

Realsmile:

És uma pessoa lindissima sabias?
Bjos daqui e gracias por teres partilhado isso connosco.
Eugénio

2:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola Eugenio.
Tenho que te agradecer estares a divulgar os nossos meninos no teu blog.

A historia do Gandhi comoveu-me mas quero que todos saibam que, actualmente, o Gandhi é um dos cães mais felizes que temos na Quinta.

O Gandhi é cego mas isso não o impede de fazer uma vida normal... saqbe onde tem que ir comer, beber, dormir, fazer xixi... tudo! É um cão muito querido e tenho muito orgulho em tê-lo connosco!

bjinhos

Marlene (Ass.Animais da Quinta)

2:58 PM  
Blogger Pierrot said...

Marlene:

Sem dúvida...
Aliás, todos eles, de uma maneira geral sinto que estão felizes. Claro que a adopção é com certeza o melhor caminho para eles, porém, enquanto isso não acontece, eu proprio constatei que são muitissimo bem tratados.
Bjos daqui e gracias

7:32 PM  

Post a Comment

<< Home