My Photo
Name:
Location: Porto, Portugal

Quando morrer, talvez tenha uma ideia formada sobre mim, se o destino me der esse luxo.

Tuesday, April 01, 2008

O meu Alentejo!



O meu Alentejo...


Olho para trás, entre uma lágrima fresca
Que me embacia a visão mas não a memória.
Olho para trás, entre a brisa doce e quente do Verão
Um Sol que me seca o suor e me para no tempo.


Olho para trás enquanto vou respirando este odor da Esteva
A visão dos Cardos que desposa os montes e cerros
São o livro que levo comigo e onde desenho a minha existência
A Ermida árida de um coração triste e ressequído.


Olho para trás e alimento já a saudade do futuro
Neste Alentejo da minha alma que vai ficando
Como se fosse uma voz que chora cantando
Um fado arrastado e sentido no peito
De quem espreita a vida empoleirado num muro.


Olho para trás e relembro a ceifeira do Trigo
Que adorna os planícies num manto cor de mel
Que marca a memória de quem vai partindo
E pinta a visão de um céu pejado de estrelas.


Se tu já não consegues ser, meu Alentejo,
Então também eu já não sou.
Se já não te conseguem ver, Terra dos meus sonhos,
Então prefiro cegar no momento em que olho para trás
Para jamais esquecer a Urze e as Oliveiras.


Olho para trás, do alto desta Falésia...
O mar estende-se e esconde o Sol, dia após dia
A bruma cobre-nos e destapa o grilar da noite
Num Sudoeste que perdura numa Natureza intocada.


Olho para trás e espreito o teu alpendre
Vejo que te despedes para abalar, uma vez mais.
Levas a foto do Casario alvo e o aroma do Ensopado
No lenço que esvoaça livre por entre um povo honrado.


Eu não sei se morrerei um dia neste leito Vicentino
Mas sei que o levarei para sempre como uma marca
Um mundo selvagem que me corre nas veias e me apraz
Deste Alentejo que me segura a emoção sofrida.
E enquanto pairo esquecido desta vida,
Pela ultima vez, dou-te a mão e olho para trás.



Eugénio Rodrigues, Abril 2008

(Foto de Rosalina Afonso)

Sugestão Musical - Dulce Pontes, Meu Alentejo
Clique:
MEU ALENTEJO de Dulce Pontes en el VAGALUME (Tema y Video)
Clique depois em "Escuchar" no topo direito da página
Clique em "Dulce Pontes: Caminhos" no fundo da página
Escreva Meu Alentejo onde diz "digite aqui" e clique "buscar"
Vá ao fundo da página e clique em "Meu Alentejo"
Irá ouvir este tema. Vale a pena seguir estes passos para ouvir este tema lindissimo

18 Comments:

Blogger Luis Araujo said...

Caríssimo:

O teu espaço é sempre de passagem obrigatória!
Entretanto dá uma olhada no meu em: www.nothingh.blogspot.com

11:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

o alentejo nos dias quentes é assim onde não existe o peso das coisas. e é assim que me sinto na foto tal qual a vivi. e se me dizes que... esta é a vida que eu escolhi eu começo a chamar-te de tony carreira. Tony com Y para ficar melhor! :)

7:16 PM  
Blogger Marta Vinhais said...

Interessante o teu post e a tua sugestão musical..
Passa pelo Marcos e Eu, vais gostar do post...
Beijos e abraços
Marta

3:14 PM  
Blogger Carla said...

...e mesmo que ao olhar para trás surja uma lágrima fresca, há sempre um cantinho da memória para preservar e certamente uma nova descoberta a fazer...

1:37 PM  
Blogger João JR said...

como é bom recordar...!
bonito post querido pierrot!
beijinho grande:)

11:16 PM  
Blogger NARNIA said...

Um post "diferente" romantico, terno. Alentejo terra quente...

Beijinho Pierrot

8:42 PM  
Blogger Eudemim said...

Tão longe mas tão perto do coração, meu Alentejo, meu Portugal...
...aqui do Hemisfério Sul, de Luanda mais propriamente

11:25 AM  
Blogger Pedro Gamboa said...

Belo Alentejo...
Cheirou-me a terra molhada, quando lia!

Abraço

11:15 PM  
Blogger Um Momento said...

E olhando para trás tantas e belas recordações...
Lágrimas e sorrisos... imensas emoções...
Na terra , na brisa ... no sentir... no coração...

Lindo!
Muitos Parabéns!

Deixo-te um grande BEIJO!

(*)

1:09 AM  
Blogger Fá menor said...

Quero que saibas que achei este poema com um encanto enorme!

Prendeu-me do inicio ao fim.
Belíssimo mesmo!

Beijinho

8:32 PM  
Blogger nOgS said...

Querido Eugénio,

O teu e nosso alentejo é ainda mais lindo com estes teus textos.

Ai, que saudades daí...


Beijinhos doces

10:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Pierrot, belo é o sentir pelo lindo Alentejo...bons momento lá passei...

Doce meu beijo

5:03 PM  
Blogger Pandora said...

Tive saudades tuas e vim t visitar :)
Gostei mais uma vez deste teu post e da tua sugestão musical...
beijinhos...muitos...até breve ;)

10:43 PM  
Blogger lisa said...

olá pierrot
Alentejo...sempre com saudades de lá ir...

Beijo aluado.

9:21 PM  
Blogger João JR said...

Saudades de vir aqui..Belo post, e linda foto!
Beijos meus

11:00 PM  
Blogger Unknown said...

É bom ter estas memórias...
Um belo poema!

Beijo grande

9:41 AM  
Blogger Natureza Poética said...

Vale mesmo! Já até favoritei para uma leitura com mais tempo.
Parabéns, Pierrot!
Não só por essa postagem maravilhosa mas pelo blog todo que é ótimo.

Um abraço

3:00 AM  
Blogger vieira calado said...

Interessante, este blog.
É a minha opinião, na 1ª vez que o visito.

Cumprimentos

10:21 PM  

Post a Comment

<< Home