My Photo
Name:
Location: Porto, Portugal

Quando morrer, talvez tenha uma ideia formada sobre mim, se o destino me der esse luxo.

Thursday, May 25, 2006

Perguntas-te se és feliz




Perguntas-te se és feliz

Perguntas-te se és feliz.
Gritas aos ventos pelo que sonhas,
Ainda que a tua voz seja emudecida pela força da espera.
Bradas com ardor no peito pelo que desejas,
Ainda que já não tenhas luz sequer para fugires.
Ficaste presa pelo teu sentimento
Arrastada e desesperada num momento
Imaginado na tua própria sombra
E de lágrimas para sempre embaciado.

Pergunta-te se és feliz.
Vociferas acordes côr de fogo
Raiados de um chumbo encarnado pelo sangue
Mas nem tu te ouves tal é a cegueira do teu coração
Tal é a surdez da tua alma ingénua.

Acreditas mesmo que a vida te fará feliz?
Agora já só sussuras para que por uma vez
O fado te deixe sair do engodo em que te fez cair.
Não clamas por um final diferente, desta feita feliz.
Pedes apenas pela tua dignidade perdida
Por alguém que se reveja no teu tempo
Um momento por todos esquecido
Onde não te sintas uma remadora só
Cansada de lutar contra marés invisiveis
De incentivos ténues e esperanças descoloridas.

Dir-te-ei que serás feliz,
Quando me disseres qual a cor dos teus sonhos.
Qual a verdade que se esconde por detrás de um sorriso
Diz-me se choras por Amor
Porque aí dir-te-ei que jamais serás feliz!

Eugénio Rodrigues
(foto de Rosalina Afonso)

16 Comments:

Blogger SONHADOR said...

Lindo, Eugénio.

Porque não publicas um livro com estes textos?
Eu, depois, comprava um...

1 Abraço.

12:50 AM  
Blogger RealSmile said...

Lindo texto sem dúvida :)
Essa é de facto uma das perguntas chave para atingir a nossa felicidade, a capacidade de nos auto analisarmos, de redireccionarmos o nosso caminho caso necessário.
Beijinho ;)

10:28 PM  
Blogger Pierrot said...

Obrigada Sonhador.
É um sonho que trago comigo esse de um dia publicar algo. Mas isso é só para quem escreve e fala sobre a vida de uma forma genial, que não a minha.
Diria que a minha felicidade, se passar por aí, vai ter de esperar.
Abraço

4:13 PM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Realsmile.
Espero que de alguma maneira possas também acreditar que um dia serás feliz...
Be happy!
Beijinhos

4:16 PM  
Blogger hala_kazam said...

conseguiremos nós ver a felicidade mesmo que ela esteja a nossa frente???

pergunta-me "és feliz?"

o que é isso?


*beijo*

4:53 PM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Hala Kazam.
E se soubessemos o que é a felicidade, será que ainda assim quereríamos ser felizes?
Bjs

4:38 PM  
Blogger SerendipityMan said...

Isso mesmo...poesias como esta brilhavam era num livro de compilações. Também compro!

10:23 PM  
Blogger Cinza said...

Concordo com o sonhador... Lindo... mas não esmagues a felicidade dos que choram Amor... se o fazem não será porque antes já sentiram a plenitude desse sentimento?
Adorei conhecer este blog.
beijinho
:)

11:28 AM  
Blogger Pierrot said...

Boa Serendipityman...
Assim já tenho, sei lá bem...3 compradores ;-)
Será um best seller pela certa!
Obrigado peloe encómios
Abraço

4:15 PM  
Blogger Pierrot said...

Tens toda a razão Cinza.
O engraçado é querer sofrer por amor pois assim é sinal que o temos e ao mesmo tempo fugir ao sofrimento que eles no impõe.
Será esta mais uma quadratura do círculo?
Obrigada
Bjs

4:17 PM  
Blogger Pierrot said...

Ser feliz é ao mesmo tempo ser infeliz, eu acho.
Dreams, se o Homem é alguém que busca incessantemente a realização, nunca estando satisfeito com o seu plano existencial, então a felicidade, mesmo quando a sentimos, nunca é felicidade, mas apenas um patamar da mesma.
Mas acima de tudo, há que sentir a felicidade e evitar racionaliza-la.
Só assim somos felizes.
Obrigada Dreams.
Bjs

4:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

...já me perguntei tantas vezes.
não me digo nada...não me quero dizer.

mt obrigada pelas palavras deixadas por mim.
voltarei com todo o meu gosto
...textos lindíssimos que por aqui vais deixando...nos deixando.

um grande abraço.
ana

11:32 PM  
Blogger Pierrot said...

Ao cabo e ao resto, acabamos por constatar que nos perguntamos todos pelos mesmos ventos. A diferença, quand muito, está na coor desses ventos.
Obrigada pela tua visita Ana, e pelas tuas palavras sempre amáveis.
Volta sempre.
Bjs
Eugénio Rodrigues

1:36 PM  
Blogger redonda said...

Um pouco preocupante porque queria ser feliz...

9:08 PM  
Blogger Pierrot said...

Redonda:

Pois, mas vai ser coisa dificil, acredita, e para o nosso bem... ;-)

Bjos daqui
Eugénio

10:45 AM  
Blogger Arquitetura e urbanismo unipar said...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre AA de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que AA venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele jnc não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor

7:37 PM  

Post a Comment

<< Home