My Photo
Name:
Location: Porto, Portugal

Quando morrer, talvez tenha uma ideia formada sobre mim, se o destino me der esse luxo.

Wednesday, August 16, 2006

Para longe de mim!





Para longe de mim...

Giro, rodopio e volto...
Encho os pulmões de um céu azul
Enquanto deslizo pelo peito com a ponta dos dedos
De olhos semi cerrados imagino o toque do veludo
Como um lenço que esvoaça preso nos penedos
Como um anjo de asa partida e ferido no coração
Que de repente se torna humano e me estende a mão.

Giro, rodopio e volto...
Mergulho num mar revolto de liberdade
E sinto a frescura que me corta a consciência
Deixando-me largado numa senilidade
Relaxado por uma afável dormência
E enquanto me lava do suor que me escorre pelo corpo
Renasce um brilho que irradia de uma névoa sem rosto
Alguém falou mas não escutei porque só a mim me ouço
A voz vem de longe, do meu ego, do meu escopo
Do meu futuro que afundou e já não cresce,
Do meu passado que reina mas não floresce.

Giro, rodopio e volto...
De braços abertos e envolto na minha memória
Entro no sol por umas escadas vazias
De uma prisão que já foi a minha história
O medo das ondas deu lugar a um sorriso inocente
Ao desejo de não regressar de uma viagem permanente
Por entre todas as ilhas de um oceano livre e ardente
Voar alto e planar sem nunca mais por os pés no chão
Sem jamais voltar a pousar nesta terra de perdição.
Por toda a vida
Por um dia só
Por um folego apenas
Abraçar as estrelas que escondem e vestem o céu
E entrar-lhes na alma que paira num mundo revolto
Dá-me a tua mão e agarra-te ao meu regaço sem véu
Pois giro, rodopio mas já não volto...

Eugénio Rodrigues – Alentejo, Agosto.2006
(sugestão: música "once upon a time in america" de Ennio Morricone)

32 Comments:

Blogger lisa said...

Uhmmm, Alentejo! a minha casinha.
Toma, dou-te a minha mão.

Este texto delicioso.

Beijo daqui das minhas noites de lua cheia.

5:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

O êxtase de nos desprendermos das raízes que não nos querem soltar...de nos despirmos de medos e preconceitos que nos perseguem e atormentam...e de nos deixarmos embalar pela melodia da liberdade...Hummmmm...

5:50 PM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Alfazema.
Já somos dois pois o Alentejo encanta-me. Em breve postarei neste blog algumas fotos paradisiacas dessa terra tão bonita.
Bjs
Eugénio Rodrigues

5:51 PM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Lisa.
O alentejo é mágico.
E já agora, gracias pela tua mãozinha...
Bjs
Eugénio Rodrigues

5:52 PM  
Blogger Pierrot said...

Pois é Anita
O alentejo pode ser tudo isso e muito mais.
Gracias e bjs
Eugénio Rodrigues

5:53 PM  
Blogger Su@vissima said...

O Alentejo tem cores e sabores quentes...agrada-me!

Ai...os nossos anjos :)...pierrot!
Lindo de emoções...
Fecho os olhos...e sinto-me estrela...(peço por mais que um dia)

Wellcome back!!
Um beijo daqui

6:48 PM  
Blogger Bel said...

As fotos tão lindas e o teu texto daria uma bela música.
jinhos

7:10 PM  
Blogger Fis said...

a parte do "girar" devia ser dos Mojitos, não?!

;)

9:28 PM  
Blogger GK said...

Quase épico...

Bj.

1:47 AM  
Blogger Maresi@ said...

Lindas essas fotos...Alentejo sabe bem!

Texto belo e suave... o reviver pleno de emoções..
Vim agradecer tua visita e palavras lindas deixadas no meu recanto . Ja regressei de ferias...passa por la...

Deixo beijo perfumado_______Maresi@

3:14 PM  
Blogger Luna said...

O teu poema esta muito lindo, essa sensação de redopiar dá leveza, uma unidade com o universo
beijos

12:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

(Brincadeira...não rode tanto fica tonto) agora sério...
Sentir prefundo e direi tão pessoal que não o posso comentar...
Lindo o sentir prefundo...
Não conhecia, gostei e voltarei...
deixo meu rasto...
Cõllybry

8:25 PM  
Blogger RealSmile said...

Há locais que moram em nós para a eternidade, há vivências que nos acompanham em todos os momentos.. tudo faz parte de nós, da nossa identidade. Bonito poema.. :)*

8:53 PM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Suavissima
Pois é... os nossos anjos né suavissima.
Fecho os olhos e sinto-me...sei lá...e sinto...!
Bjinhos.
Eugénio Rodrigues

11:44 AM  
Blogger Pierrot said...

Oh Bel...corei carambas!
Gracias pelos "comments"
Catita...
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:45 AM  
Blogger Pierrot said...

Grandes Fis........
Os mojitos foram do caixão à cova.
Que férias...
Que Alentejo...
Que 5.ª feira...
Gostei de vos ver por cá.
Gracias e voltem sempre
Abraços e bjos

11:47 AM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Tons de pastel.
É verdade...
O Alentejo é qualquer coisa.
É preciso descobri-lo e guardar segredo para que não se transforme.
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:48 AM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Gk
Pois acredita que foi escrito num lugar épico, numa praia fabulosa.
Em breve postarei as fotos respectivas.
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:49 AM  
Blogger Pierrot said...

Obrigado eu Maresia...
Os teus comentários são sempre muito construtivos para mim.
E claro que passarei pelo teu cantinho.
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:50 AM  
Blogger Pierrot said...

Que surpresa agradável Collybry.
Gracias por passares por cá.
Olha que ás vezes a ideia é mesmo rodar tanto, tanto, para ficar tonto ;-)
Palavras bonitas as tuas e o teu blog...não menos bonito.
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:52 AM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Dreams.
Estas coisas de sonhar, são giras...até porque levamos quem queremos nos nossos sonhos.
Podemos fazer uma espécie de arca de noé e levar todos os nossos amigos ;-)
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:53 AM  
Blogger Pierrot said...

Sem dúvida Luna...as vezes a tontura enebriante é apenas ou tudo aquilo que queremos.
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:54 AM  
Blogger Pierrot said...

Blogcoisasdavida...pois muito bem...lá irei!
Gracias
Eugénio

11:55 AM  
Blogger Pierrot said...

Gracias realsmile.
As vezes os locais são tão importantes para nós que se fundem inteiramente connosco.
Eles são o nós e o nós...eles!
Bjos
Eugénio Rodrigues

11:56 AM  
Blogger GK said...

Obrigada pela visita.

Espero as fotos dessa praia maravilhosa.

Bj.

9:10 PM  
Blogger Luigi said...

conheço a música, não conhecia o poema de Eugénio de Andrade
:)

11:06 PM  
Blogger Pierrot said...

Ok Gk, em breve sairão essas fotos...
Bjs
Eugénio Rodrigues

10:51 AM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Luigi e sê bem vindo a este cantinho.
Ainda bem que gostaste da música e do poema mas olha que não é do meu Homónimo e grandioso poeta. Este poema é humildemente meu.
Penso que jamais chegarei aos seus calcanhares... ;-)
Abraço
Eugénio Rodrigues

10:53 AM  
Blogger Pierrot said...

Gracias Tons de Pastel.
Gostei de te "ouvir" e o teu cantinho também já é o meu.
Bjos
Eugénio Rodrigues

10:54 AM  
Blogger Pierrot said...

Que surpresa agradável a tua passagem "Sem meias palavras".
É muito bom ter-te por cá e ler as tuas afáveis palavras...
Volta sempre
Bjos
Eugénio Rodrigues

10:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Será este o poema que falas na Teia?! É lindo...palavras de quem parece ser tocado pelos anjos e deixa as palavras serem as suas guias...
A solidão cansada da sua existência voltando a dar a mão à presença seja de alguém ou não ou até mesmo da consciência de si mesmo...

Adorei...
A música pode ser de facto uma espécie de inspiração divina.

; )

Um beijo grande aqui da teia.

3:23 PM  
Blogger Pierrot said...

Era Su.
Era este o poema de que te falava na tua Teia, numa praia, longe de tudo, apenas com o horizonte e Nothing Man dos Pearl Jam.
A mão que me foi estendida, não tem rosto, nem acho que interessaria. É uma mão e é tudo o que vale. E é verdade também que quando escrevemos somos tocados. Eu não teria a ousadia de o dizer em relação aos meus esquissos, pois sou um grão de areia neste mundo das letras, mas do que eu tenho lido e ouvido, acredito piamente que quando alguns escrevem poemas e músicas, têem de ser tocados por Deus, seja lá o que Ele for e o que significa para cada um.
Gostei que tivesses gostado.
Bjos daqui e volta sempre pois o Pierrot nunca dá por terminada a sua representação. Há sempre uma "Colombine" que merece algo mais.
Eugénio

5:47 PM  

Post a Comment

<< Home