Quinta dos animais




Há umas semanas começei a fazer voluntariado para uma Associação que recolhe animais abandonados e os trata com vista à sua adopção por quem se interessar. É a Quinta dos Animais, www.animaisdaquinta.net, e deixo-vos aqui alguns retratos de uns novos amigos meus...
Todos eles trazem consigo uma história de vida, qual seres humanos.
A do Gandhi é a que mais me sensibiliza e vou tentar transcreve-la na 1.ª pessoa.
Olá, eu sou um cão.
Aqueles que gostam e cuidam de mim chamam-me de Gandhi mas eu sou apenas um cão.
É um nome que me diz pouco embora creia que para os Humanos seja alguém que marcou a História com os seus feitos inolvidáveis ligados à Paz e à Liberdade.
Pois eu sou apenas um cão...cego.
Não sei o que me aconteceu mas fui perdendo a visão até que um dia deixei de ver. Não sei se Deus existe, pois não sou humano nem tenho crenças, mas encontrei alguém que foi um Deus para mim. Era um amigo, um cão guia mais precisamente. Não sei como era nem como se chamava pois nós não somos como os Humanos que põem nomes a tudo. Sei porém que me adoptou, que me guiou para todo lado, a comer, a passear, cuidava para que eu não fosse atropelado nem maltratado e estava sempre a meu lado. Sobrevivi graças a ele e mais não tínhamos senão as pedras da calçada e sua inesgotável entrega e amizade. Devo-lhe a vida e seguramente trocava a minha já gasta e diminuida pela dele.
Depois de o perder, perdi-me na minha própria existência. Deixei que as trevas se apoderassem de mim e esperei pelo meu fim. Mas algo aconteceu novamente como se o destino me guardasse ainda algo.
Os Humanos recolheram-me, trataram-me e deram-me guarida naquilo que eles chamam de Quinta dos Animais. Não sei quem são. Pelo que cheiro e ouço serão vários e diferentes e no entanto, todos iguais pelo menos no que os une, ou seja, no amor que têm por nós, simples animais, simples cães. Não sei se Deus existe pois não sou Humano para ter essas crenças, mas acredito na bondade humana.
Obrigado
Cão (Gandhi para os Humanos)
Pretendo com isto sensibilizar-vos para o voluntariado, seja a que nível for e claro, para os animais, uma causa que me é tão cara.
Eugénio Rodrigues
Sugestão musical, Chasing Cars dos Snow Patrol